Vitrine Humana

Por: Isabela Faria Teixeira

 

Ser detentor daquilo que move o mundo, certamente já foi ambição de muitos. Mas aquilo que move em relação a que? De que mundo estamos falando? Para contextualizar o pensamento, vamos falar do petróleo, que sem dúvidas move a economia e até comportamentos sociais. Dentro desse contexto há quem chame de “o novo petróleo” aquilo que todos nós possuímos, dados.

Informações das mais diversas, demográficas (idade) de geolocalização (lugares que frequenta), de compra ( qual produto mais interessa no momento), essas são apenas algumas das diversas informações pessoais que valem mais do que se imagina.
Algo não palpável como dados digitais, só são realmente valiosos quando devidamente interpretados por quem sabe o que fazer com eles. Exatamente por isso que existem empresas que coletam os dados, classificam e agrupam, deixando o terreno pronto para a compra desses dados por empresas que desejam transformar essa matéria prima, no produto final, publicidade.

Anúncios digitais que parecem ler a sua mente, quando aparecem mostrando exatamente aquilo que você mais deseja, eles de fato não leem a mente mas trabalham como um detetive, seguindo seus passos.

Um projeto de marketing bem efetuado requer grandes recursos financeiros, e errar o alvo pode ser fatal para a empresa, com o mapeamento dos dados a campanha publicitária é pensada, desenvolvida e executada com maior precisão e sucesso.
Sendo assim, seus dados são valiosos, eles fazem parte de um sistema que move o capital e até ações da sociedade, porém quem ganha o valor gerado por ele não é você. Então qual a vantagem de disponibilizar os dados? Nos dias de hoje não é uma opção, o famoso botão “li e aceitos os termos” é empregado em todos os dispositivos e serviços digitais, os mesmos que não realizam nenhuma atividade caso o usuário não aceite esses “termos”, que consistem entre outras coisas, na autorização do uso dos dados.

“Tempo é dinheiro” a frase nunca esteve tão viva, com o mundo digital os milésimos de segundo passaram a importar. Com a automatização dominando vários setores o “Real Time Bidding” controla a coleta de dados literalmente em tempo real. Anúncios, e-mails programados, tudo é destinado e envidado em tempo real e de forma automatizada. Agora que somos de fato detentores de algo que move o mundo, ainda assim o que temos não é nosso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s