Privacidade?

viciados-em-tecnologia-buscam-ajuda-em-clinica-de-detox-no-rio-de-janeiro-103386

Vivemos em um mundo fiscalizado vinte e quatro horas por dia e que nos ilude com o que achamos ser de caráter pessoal e privado. Somos monitorados até mesmo nos momentos em que pensamos estar sozinhos.

Empresas e corporações buscam, o tempo inteiro, alcançar-nos enquanto consumidores. Buscam a nossa atenção e, consequentemente, o nosso poder de aquisição. Não apenas o poder financeiro, mas de identidade. Buscamos e aspiramos por uma identidade individual, refletindo isso, a partir do consumo.

Estudos são realizados pelas diversas empresas a fim de descobrir o que o público (nós) queremos comprar. O que gostamos? O que cada grupo social se interessa e como queremos ser vistos? Fazem isso para garantir que, no momento de nossa próxima compra, o produto por eles vendido seja o primeiro a aparecer em nossa busca.

Como fazem isso? É através do Big Data que estas informações são coletadas. Não há privacidade online. O Big Data reúne toda informação por nós pesquisada ou consumida. Peguemos o Netflix por exemplo, consumido em larga escala ao redor do mundo todo. A plataforma sugere filmes e séries para os usuários, baseados nas buscas feitas por estes, tentando oferecer-lhes aquilo que mais se assemelha aos seus gostos e o que é mais provável que seja consumido por estes. O mesmo ocorre quando pesquisamos algo na internet. Anúncios e propagandas que se assemelham ao conteúdo pesquisado aparecem instantaneamente em sites como Facebook, Instagram ou Twitter.

Estes dados coletados não servem apenas para vender e divulgar produtos, mas também para criá-los. Tendo uma fonte extremamente confiável, novos objetos de entretenimento e consumo são desenvolvidos com base em informações reais do público alvo. Séries, filmes, campanhas publicitárias e uma gama diversa de produtos são criados todos os dias, através dos rastros digitais deixados por nós.

 

                                                                                                                                          João Prata

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s