O mistério do Big Data

O Big Data:

É um assunto que nem todas as pessoas possuem conhecimento, mas é de extrema importância na área de mídia digital. Durante a palestra, o Country Manager brasileiro fala dos rastros digitais deixados pelos usuários das redes e de como tais rastros acabam sendo aplicados em campanhas de publicidade digital. Isso é possível, graças ao Big Data.

Em tecnologia da informação, o termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 V’s : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. É um termo muito utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados complexos (Muito grandes). Essa área nos traz alguns desafios, como: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, etc…

Tais conjuntos de dados crescem a todo momento, pois são cada vez mais frequentes e numerosos. A cada ano que passa, essa informação Big Data tende a ficar cada vez maior.

images.jpeg

Continuando a explicação desse termo, darei um exemplo simples, que aconteceu comigo e  que provavelmente já deve ter acontecido com muitos de vocês, de como o Big Data pode aparecer, no caso, na publicidade digital. Eu queria comprar um óculos específico pela internet, então comecei a fazer uma pesquisa de preços para saber em qual loja o óculos sairia mais em conta. Porém enquanto fiz tal pesquisa, começaram a surgir várias propagandas e ofertas desse mesmo ocúlos pra mim. Pois é, não importa se você vai estar no Facebook, Twitter, Instagram,etc. Tais anúncios continuaram sendo exibidos devido a captação de dados presentes enquanto está navegando. E é esse algoritmo de informações que nós chamamos Big Data. Isso pode parecer ruim, pois já não temos privacidade online. Muitas empresas podem ter acessos aos nossos dados pessoais. Hoje, já temos a noção de que as nossas ações são monitoradas quando usamos celulares, cartões de crédito, quando fazemos busca pela web ou até mesmo quando acessamos um site.

Agora, por outro lado, podemos perceber que o Big Data tem um grande ponto positivo. Uma analise correta desses dados disponibilizados, pode levar a melhoria de serviços além do aumento de lucros, como é o caso do Netflix que vem cada vez mais se aprimorando e atendendo aos gostos alheios. O que realmente importa, não é a quantidade de dados que o usuário tem, mas sim em o que você faz com esses dados. Utilizar do Big Data, nesse caso, é dar um passo a frente.

Qual o beneficio que o Big Data traz consigo?

Ele consegue recolher e armazenar informações de maneira rápida e prática. O que facilita nas analises de dados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s