Publicidade só para você.

Por Gabriela Biasioli

A publicidade digital tem se utilizado cada vez mais de dados, de uma maneira inteligente e direcionada, para atingir seu principal objetivo, a venda de produtos. Luis Machado, Country Manager Brazil – KBM Group,  afirma que, atualmente, os dados para a publicidade são o novo petróleo, entretanto, diferenciam-se dessa riqueza natural por sua abundânciahaja vista que a humanidade nunca produziu tantos dados como atualmente. Isso acaba virando fonte de riqueza, uma vez que, o acesso a essas infinitas informações, aumenta as chances de sucesso de vendas.

Luis divide os dados em três grandes principais grupos. O primeiro grupo são os dados SPII (Sentive PersonalIntenfiable Information), que são considerados os dados sensíveismais ligados ao lado financeiro, outro grupo de dados são os dados PII (Personal Identiable Information),como nome, endereço etcou seja, informações possíveisde localizar uma pessoa. E finalmente, os dados Anônimosgeralmente dados agregados, onde pessoas são agrupadas por coisas que tenham em comumSendo assim, a publicidade digital utiliza-se disso para apresentar ao possível consumidor produtos que ele já buscou anteriormente ou que pode vir a se interessar, com base na análise de dados

Os dados PII nesse contexto conseguem apresentar um perfil detalhada de consumidor, seguindo esse princípio, diversas tecnologias smart tem sido desenvolvidas para atingir cada vez mais certeiramente os consumidores. O novo IPhone apresenta como sua tecnologiareconhecimento facial. Essa tecnologia permite a geraçãode diversos novos dados. O aparelho é capaz de identificar o humor do indivíduo, associar determinado humor aeventos ou locais, entre outros, desenvolvendo assim, um padrão de comportamento e, consequentemente, um padrão de consumo bastante direcionado.

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Lançamento Iphone X

 

O mesmo acontece em voice assistantaparelhos que são conectados a diversos dispositivos de uma casa e interagem constantemente com os moradores, observando tendências de comportamento, a dinâmica familiar e de funcionamento da casa, traçando um padrão de comportamento.

Já é possível ajustar ações publicitárias para que estas tenham mais impacto, com ajustes na edição de vídeo e texto para atingir tal objetivo e obter atenção do público.Isso ocorre, pois, há uma organização dos dados obtidos através desses diversos meios e tecnologias, logo, quanto mais preciso forem os dados, mais certeiro será o resultado.

Desse modo, torna-se clara a importância datecnologia para a publicidade entender e desvendar cada mais seu consumidor. Hoje é inimaginável viver sem estar permeado de tecnologia, sendo assim a geração de dados tende a ser cada vez maior e mais valiosa, a problemática ainda reside em como controlar e limitar a utilização desse montante de informações que são vendidas para serem usadas de modo a estimular o consumo.

Assim, com o crescente acúmulo de dados, obtidos das mais diferentes formas de tecnologia, a públicidade acaba sendo cada vez mais direcionada e, assim, cada vez mais eficiente. Provavelmente, em um futuro próximo, pensar em propanda para uma massa de consumidores será algo improváevel e o comum será pensar em pequenos nichos, bem definidos, ou até em produção de publicidade pensada para cada consumidor individualmente. Assim, a marca pode não apenas vender um produto, mas a máxima do capitalismo moderno: a venda de identidade.

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