O Outro Dado de Palamedes

 

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As estratégias de marketing baseadas em dados figuram entre as principais tendências para 2018. Dados consistem em uma troca de informações por, pelo menos, duas partes. Classificados em três vertentes, (SPII – Pessoais; PII – Identificação do indivíduo; Anônimos – Características em comum) os dados são ferramentas eficazes para a publicidade.

Com uma gama diversificada de conteúdo disponível, é cada vez mais difícil ganhar a atenção do público. Por isso, entender a realidade e o que o consumidor está procurando é o primeiro passo para tornar um anúncio relevante.

E como funciona? Diferentes sites registram a movimentação do internauta pelos “cookies” instalados no navegador. O histórico do usuário traz os “rastros”, sendo possível cruzar as informações com uma base de dados, traçando seu perfil. A partir dai, o site tem a possibilidade de compartilhar essas informações com empresas, como Google e Facebook, para que elas possam fazer propagandas que tenham semelhanças com seu perfil.

Uma maneira de se fazer isso é entender o comportamento dos usuários. Hoje em dia, já é possível segmentar a audiência por meio de geolocalização, apps utilizados em TVs, consoles e mobiles, histórico de navegação na web e redes wi-fi acessados. Essas informações juntas podem ajudar as marcas a entregarem uma experiência muito mais unificada e interessante ao público.

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A Netflix é considerada um clássico como exemplo do poder de dados. Teradata, a plataforma de streaming utiliza a análise de dados em todas as suas operações. Atuando em mais de 190 países e mais de 100 milhões de assinaturas, utiliza o big data para oferecer seus produtos de forma assertiva, reduzindo o custo com publicidade e marketing. Além disso, a empresa usa a análise de dados para a produção de produtos originais, como House of Cards, pensada a partir das informações dos clientes ao redor do mundo e tornaram-se sucesso absoluto em vários países.

Palamedes, considerado o inventor dos jogos de dados, talvez não tenha dimensão do que eles se tornaram. Os dados são a grande mina de ouro da publicidade digital, ao mesmo tempo que, ainda, trata-se de um enorme desafio para publicitários e anunciantes, com a integração online e offline.

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