Dados na Publicidade Digital

 

Inovação e evolução constante dos resultados são sempre os pontos mais importantes quando falamos no uso de dados de na publicidade digital. Contudo, sem dados de qualidades e frequentemente atualizados a prática desse fato é quase impossível.

A tecnologia evoluiu a um ponto em que o comportamento do usuário não é apenas rastreado em um computador desktop, mas em vários pontos de interação tanto no mundo físico quanto no online. Eles podem capturar informações que vão além do digital, analisando o seu ID de dispositivo móvel, seu deslocamento diário, comportamento de compra em e-commerce, transações de cartão de crédito, entre outros.

Imagine a seguinte situação: você entra em uma loja online para procurar por determinado produto, coloca ele no carrinho virtual, mas, por qualquer motivo, acaba não finalizando a compra. Algumas horas depois, ao entrar em outro site, você é impactado por propagandas e ofertas do produto que estava procurando anteriormente.

Isso ocorre graças a estratégia, conhecida como retargeting, e é possível graças aos “cookies” do navegador. Os “cookies” são pequenos pedaços de texto que são baixados em um navegador para rastrear o comportamento online de uma pessoa. Toda vez que entramos em um site, deixamos “rastros”, que podem ser usadas posteriormente para uma estratégia de marketing. Esses dados são capturados e armazenados em pequenos arquivos chamados de “cookies”. Desta maneira, proporciona uma experiência personalizada de compra para cada usuário, tudo isto através da análise de seu PII (Informação pessoalmente identificável).

É preciso uma estratégia de segmentação de usuários para que seja possível alcançar e engajar a audiência correta e da maneira certa.  Atualmente, existe uma preocupação cada vez maior dos usuários com as suas informações pessoais que estão sendo coletadas online. Uma polêmica recente no Facebook foi divulgada por jornais de todo o mundo, denunciando o roubo de dados 50 milhões de para fins políticos. O acontecimento abriu uma discussão sobre o uso de dados nas redes sociais e a necessidade de uma transparência maior por parte das empresas que coletam essas informações.

O uso de dados na publicidade digital vem à tona como uma maneira de criar soluções e alternativas personalizadas, conforme a necessidade de cada consumidor, sendo assim, quando estes são utilizados de modo correto e responsável pelas empresas, acaba por se tornar um grande aliado da publicidade e das grandes marcas.

Por: Catherine Sasson.

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