A coleta de dados nas mídias sociais

Gabriela R. Gomes – 41616466

Uma discussão muito presente nos dias de hoje são os limites do âmbito público e do privado. Discute-se que, hoje em dia, nada mais pertence ao âmbito privado, tudo é exposto, principalmente nas redes sociais. Hoje em dia, as pessoas não pensam duas vezes antes de expor seus dados na internet, não pensam em ler os termos de uso de um site ou rede social, apenas clicam no botão que diz “Li e concordo com os termos de uso”, será que a pessoa realmente sabe com o que está concordando, quando clica neste botão?

Quando a pessoa está clicando neste botão, ela está aceitando disponibilizar seus dados para as redes sociais os usarem como bem entenderem. Esses dados são recolhidos das mais diversas formas, eles são recolhidos quando a pessoa faz cadastro em um site, quando cede seu e-mail ou seu Facebook para conectar-se no wi-fi, ou até nos testes do Facebook.

Um caso recente, envolvendo a coleta de dados nos testes do Facebook, preocupou algumas pessoas. Os testes parecem não causar mal algum, porém, o problema surge quando os dados são cedidos. A revista BBC Brasil, publicou no dia 22 de fevereiro de 2018, um artigo no qual abordava esse assunto, nele, Camila Porto, especialista em Marketing digital e Facebook Ads, diz que várias empresas usam esses testes para coletar dados, que os fornecem os interesses das pessoas e começam a mandar anúncios específicos, que tenham a ver com seus gostos, para que assim se atinja um público mais específico. As pessoas fornecem tudo para esses testes, nome, e-mail, endereço, fotos etc, porém segundo Camila, esses dados serem usados para algo que não seja positivo, segundo ela, é arriscado para as pessoas fornecerem esses dados desenfreadamente, sem ao menos ler o que pode ser feito com eles.

Portanto, hoje em dia, quase não mantemos mais nada em nosso âmbito privado, tudo é exposto, principalmente nas redes sociais, todo torna-se dados, quase nenhum de nossos dados são offlines, eles estão sempre onlines e a disposição de qualquer um, portanto, devemos tomar cuidado com o que concordamos nas redes sociais, pois nossas informações podem ser utilizadas para coisas inimagináveis, e que muitas vezes, não sabemos que estão sendo usadas para essas coisas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s