ESCRAVOS DE LIKES

RODOLPHO CAPELAS BARBOSA – 41321830

 

Há um ano atrás me deparei com uma notícia que circulava em meu facebook que tinha uma foto do Técnico Tite, atual técnico da seleção brasileira que na época estava no Corinthians, e uma manchete dizendo “Eu pedi o Valdívia”. Um parêntesis rápido, caso você não saiba Valdívia é um jogador de futebol, chileno e um dos principais ídolos do Palmeiras, maior rival do Corinthians, nos últimos 10 anos.

Assustado com tal manchete resolvi abrir a notícia, meu time era líder do campeonato, estava encaixado, jogando muito e mesmo assim Tite queria Valdívia?

Evidente que a notícia não batia com a manchete, tratava-se de uma declaração do Técnico Tite dizendo que em 2004, sim 11 anos antes da matéria ser escrita, o treinador (na época comandante da Sociedade Esportiva Palmeiras) havia solicitado para diretoria a contratação do jogador Chileno.

Ah, mas eu fiquei indignado. Desde então eu tenho reparado muito na manchete e na matéria e para a minha frustração a chamada ética jornalística não estava sendo muito usada, sem escrúpulos nenhum os jornalistas sociais (aqueles que estão fazendo a transição do Jornal para Internet) estão postando mentiras e frases distorcidas apenas com o intuito de atrair mais likes e cliques ao invés de passar a verdadeira notícia.

 

Aqui podemos ver um exemplo claro. “Isco já sabe de quem é a culpa por sua má fase no Real Madrid”. Manchete muito abrangente e citação forte (“Não vou ser tonto), da a entender que a culpa é de alguém, talvez Zidane, Talvez Cristiano Ronaldo… Porem, ao ler a matéria é explicado que ele mesmo é o culpado pela má fase.

 

Novamente, manchete abrangente e apelativa, frase conversa com a manchete. Na notícia mostra que a polêmica ficou em 2012.

Para concluir, podemos observar um padrão que a internet está criando. Tanto na maneira de se fazer notícia, quanto na de se ler notícia. Quem nunca viu uma manchete no celular no face e não abriu a notícia? E talvez por isso as chamadas das notícias estejam assim.

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