O Direito Autoral e a Moda

 

direito.jpg

(Ilustração: Judith Van Den Hoek)

Quanto mais a sociedade se desenvolve, mais o consumo acompanha o seu desenvolvimento, se expandindo cada vez mais. No caso da moda, portanto, não poderia ser diferente. Novas lojas e marcas surgem a todo momento, inclusive nas mídias digitais, através de lojas online e aplicativos que possibilitem a venda de produtos.

Contudo, esse consumo à todo vapor passa a ser freado quando o direito autoral entra em questão. O uso indevido de imagens e a cópia de inspirações originais são dois dos temas mais debatidos e a devida punição é portanto, necessária.

Foi pensando nessa e em outras questões, como a falta de aprofundamento da legislação no campo da moda, que é criado nos Estados Unidos o conceito de Fashion Law, envolvendo o assessoramento legal. Entre os principais clientes estão designers, fotógrafos, modelos, agências e proprietários de lojas online. No Brasil, foi criado um núcleo envolvendo o conceito dentro do escritório de advocacia Valverde Advogados, comandado pelas advogadas Michelle Hamuche Costa e Mariana Hamar.

“Tudo na área de moda era pouco formalizado. Como nós tínhamos trabalhado nesse setor, sabíamos como funcionava o mercado e como nos comunicar com o cliente. Hoje temos uma carteira bem diversificada que abrange todas as áreas do Direito.” (Michelle)

A procura pela especialização do setor foi tão grande, que Michelle e Mariana fundaram o Fashion Business and Law Institute (www.fbli.com.br), promovendo cursos e debates sobre o assunto.

Larissa Rufato Tosi (41610646) -MJN

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s