Netflix e a Pirataria

Victoria Storni – 41423277

captura-de-tela-2016-10-04-as-09-23-02

          No Brasil sempre houve muita pirataria. Um estudo do governo mostrou que 41% dos usuários de internet já haviam baixado conteúdo de forma ilegal. Além da pirataria também ser muito comum na rua. Isso era quase impossível acreditar que um serviço de assinatura como o Netflix conseguiria se sair tão bem no país. A empresa não libera seus dados de assinantes em cada país, porém estudos foram feitos e o Brasil se encontra em um dos maiores mercados da empresa.

Segundo o presidente da Netflix, Reed Hastings, o Brasil é o “foguete” da empresa. A estreia do serviço fora da América do Norte foi justamente o Brasil e a América Latina em setembro de 2011, por três razões: a penetração da banda larga era considerada grande o bastante; renda da população; e, uma grande demanda por conteúdo produzido em Hollywood. Além de outra razão bastante significativa, na Europa é necessário diversas licenças para cada país, já na América Latina é necessária uma para todos os países que falam espanhol, e outra para o Brasil.

O Netflix aposta na competitividade para enfrentar a pirataria, oferecendo conteúdos bons, a preços baixos e lançando conteúdos ao mesmo tempo aqui e nos Estados Unidos. Um dos elementos mais importantes é o preço que às vezes é até mais baixo que uma entrada de cinema.

Segundo a empresa Netflix, a crise econômica atual do país não está prejudicando os negócios, pois o produto oferecido é visto como uma alternativa mais barata que sair de casa. Para Reed Hastings, o crescimento da empresa continua em ascensão, mesmo com a desaceleração econômica do país.

Ao mesmo tempo que o Netflix cresce surge o Popcorn Time em 2014, ambos tem o sistema bem parecido, entretanto, o Popcorn além de ser gratuito contém filmes mais recentes.

No programa Popcorn Time os filmes são em sua maioria cópias ilegais, vindas da rede Bittorrent, que já existia desde 2002, mas o popcorn facilitou as coisas. Antes você tinha que entrar no site, procurar pelo filme que você queria assistir, baixar e só quando o download tivesse concluído você poderia ver o filme. Com o serviço do Popcorn você já visualiza o filme para ser escolhido e imediatamente quando selecionado já pode ser reproduzido.

No começo desse ano, Reed Hastings presidente da Netflix disse em um comunicado que “a pirataria continua sendo um dos nossos maiores competidores”, se referindo principalmente ao popcorn time, e ainda citou o caso da Holanda onde a quantidade de pessoas procurando pelo nome popcorn time já é similar à quantidade de busca pelo Netflix, e ainda superior às buscas pela HBO.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s