Torcidas organizadas

Gabriel Ruggiero – 41613688

O futebol é um dos esportes mais conhecidos do mundo, portanto existe uma parte da população mundial que gosta tanto de jogar como de assistir ao jogo. Assim surgem os torcedores, que tem o papel de apoiar o time. Porém como todas as outras competições, se tem um ganhador, tem um perdedor. Tantos os torcedores como os jogadores ficam com os nervos a flor da pele ao ver a divergência entre a felicidade de um lado e a tristeza do outro, a discussão começa assim, mas a violência não.

O ser humano tem a característica de se sentir mais forte quando esta em um grupo, com isso, as torcidas de diferentes clubes, criam cantos para provocar o outro time, portanto em um grupo de pessoas cabisbaixas e frustradas, basta um torcedor perder o controle e todos sabem o final da história, porém o ser humano aprendeu que brigar não é a melhor forma de resolver os problemas. Aí entra a função da torcida organizada que ao invés de ajudar a separar as brigas,ajuda na briga, para mostrar quem é melhor, mas não são apenas brigas que terminam em machucados e sim em assassinatos.

O papel da torcida organizada é essencial para gerar a atmosfera do jogo, sendo de um jeito positivo como de um jeito negativo. Sem as torcidas organizadas não teríamos cantos e alegria no estádio durante uma partida de futebol. A força gerada a partir de um lance é fundamental para puxar uma musica criada pela torcida e assim incendiando o estádio. Ao proibir esses grupos, a atmosfera nas arquibancadas deixam de ditar o ritmo da partido e dos atletas, retira mosaico feitos com uma criatividade absurda e que deixa os jogadores e os torcedores com gana de vencer a partida. E também retira uma boa parte do público que viaja tantas horas para acompanhar e incentivar o time quando o jogo é distante de sua cidade.

Os veículos de comunicação conseguiram diminuir o número de pessoas que invadem o campo, com uma simples solução: não mostrar em imagens. Mas quando se trata de brigas, fazem questão de mostrar cada soco e analisar. Porém quando a mídia decide não mostrar, torcedores dizem que os agressores estão sendo favorecidos por não estarem sendo filmados. De um jeito ou de outro a situação é muito complicada. Tomando medidas drásticas e excluindo as torcidas organizadas dos estádios, não afetou muito as coisas, fora dos estádios tem mais confrontos do que dentro. Retirar a torcida visitante não muda nada, apenas desloca as brigas para o lado de fora dos estádios(fora que muitos torcedores entram disfarçados nesses jogos). Quando a policia tenta intervir, só piora a situação.

E assim gera aquela famosa frase, a mídia incentiva a sociedade a brigar mostrando imagens de violência ou a mídia mostra o que a sociedade quer ver?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s