Publicidade oculta na notícia ?

 

ANA BEATRIZ PESSOA

41411740-CTM

http://www.b9.com.br/66918/advertising/netflix-usa-capas-de-jornais-para-divulgar-nova-temporada-de-narcos/

Foto dos dois jornais retirada do site b9.com.br

        Ética está altamente relacionada com o viver em função da vida pública se preocupando com o outro. Relacionada por leis ou regras que organizam nossa sociedade . Acontece que muitas vezes esse assunto é confundido com o tema moral, que diz respeito aos seus próprios valores e como você reage dentro de uma sociedade e dentro de sua ética. Recentemente ocorreu um fato que gerou certa polêmica, no dia do lançamento da segunda temporada da série NARCOS os jornais folha de São Paulo e Estadão publicaram matérias sobre Pablo Escobar gerando certa confusão em algumas pessoas no estado de São Paulo .

       O grande problema ao ver de certas pessoas foi o fato de um veículo de comunicação em que as pessoas dão credibilidade e tomam suas palavras como verdades ter se “vendido” para a empresa de tal forma a se submeter a publicar uma notícia falsa.

       Moralmente falando certas pessoas acharam uma jogada de marketing genial , pois o virtual e audiovisual estaria invadindo a realidade criando certas confusões… Já outras se sentiram ofendidas com essa suposta “manipulação” pois ao receber esse jornal pela manhã e se deparar com a notícia chegaram a acreditar no fato de que a fuga de Pablo Escobar poderia sim estar gerando crises na Colômbia até os dias de hoje.

      Uma escolha importante que foi o maior instrumento para essa “manipulação” foi o fato de a empresa Netflix ter escolhido a utilização de uma foto do verdadeiro Pablo Escobar e não do ator Wagner Moura, se essa escolha não tivesse ocorrido provavelmente esse desconforto não ocorreria.Em defesa da empresa havia um aviso nos cantos da folha mostrando ser um anúncio publicitário, mas esses demoraram para serem avistados.

       Eticamente falando, estamos tratando de dois grandes jornais que fornecem informações para milhares de lares todas as manhãs . Essas pessoas que leem esse tipo de veículo dão enorme credibilidade ao mesmo e algumas delas por alguns segundos foram enganadas por uma jogada de marketing da Netflix. Trata se de um fato importante que mostra um grande veículo de informação se rendendo ao capitalismo, por uma grande oferta em sua capa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s