Uma Grande Responsabilidade

Luiza Assis 41415428

À medida que a Internet integrou-se à vida cotidiana, ocasionou mudanças. Além de mudanças na área técnica, a Internet afetou a maneira de como a cultura é produzida e facilitou a comunicação em escala mundial, eliminando barreiras da distância relacionada à cultura e à língua. Todos nós nos tornamos produtores e receptores de conteúdo, sendo expostos a todo tipo de idéias, padrões estabelecidos pela sociedade e assim consequentemente, conduzidos a um novo modo de viver e interagir.

Na era da Internet, esses padrões de beleza e comportamento são impostos por blogueiras e pessoas públicas, por exemplo, atrizes, cantores, que expõem seus lifestyles, pensamentos, ditam moda e fazem propagandas. Esses comunicadores são formadores de opinião e seus valores tem o potencial muito maior de se amplificar e repercutir nos seus seguidores e assim na sociedade.

Essas blogueiras ocuparam um espaço que era antes dominado por veículos especializados, elas ampliam seu espaço nos meios de comunicação e tornam-se figuras chaves não só para divulgação de suas próprias ideias, mas também criando novos canais de entretenimento e principalmente publicidade. Dentro dessas circunstâncias, mais do que qualquer um, além de respeitarem o ambiente virtual e seus internautas, essas produtoras de conteúdo precisam se conscientizar da grande responsabilidade de ser um formador de opinião. Independente da natureza de seu conteudo, ideias e valores veiculados pelas blogueiras vão contribuir para a formação dos valores humanos e sociais éticos das pessoas que as cercam. Por isso, é necessário que os formadores de opinião se policiem, para um dia não se tornarem o fardo de uma sociedade vazia e amoral.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s