Internet. Cultura. E agora?

Sabe-se que a cultura só se desenvolve a partir do consumo da mesma – assimilação e transformação de conteúdo. Até a popularização da internet, a produção de cultura sempre foi de certa forma privatizada devido à falta de acesso. No entanto, o ser humano sempre foi um animal pensante, que se move, e se reconhece como homem no cultivo de seu raciocínio; partindo disso, a pirataria – no ato – se torna inquestionável para aquele que a exerce, e com o avanço da internet, ela se torna cada vez mais fácil e consequentemente comum.

No entanto, não é viável simplesmente tornar todo o conteúdo cultural grátis, afinal aquele que se dedica pensar em cultura precisa ser pago como em qualquer outro trabalho que se dedica tempo e energia.

Logo, é preciso pensar em um caminho de saída que fique no meio do problema de privatização de cultura (falta de acessibilidade), recompensa para os produtores, e consequentemente que se defina melhor a lei de direitos autorais, pensando em que a edição de um vídeo (que já existia) também é conteúdo novo. Os gastos com advogados precisam diminuir para que a cultura seja cultivada livremente.

Enquanto não alcançamos a utopia, é necessário ter ética no meio comunicacional. Ou seja, pensar se aquilo que eu faço, mesmo que seja contra a lei, incrementa a sociedade de alguma forma ou se estou prejudicando alguém.

A ideia do vídeo em formato de vlog surgiu da vontade de relembrar da oportunidade que a internet dá para o surgimento de um novo espaço público, onde se debata e pense nos caminhos da sociedade. Então me coloco em um lugar de expositora dos problemas e pontos, e peço para que as pessoas pensem sobre isso o formulem opiniões, já que é um assunto que contempla a todos. Um caminho, que ao meu ver, é mais puro do que entrevistas com pessoas na rua que futuramente serão editadas, ou com especialistas (privatização de cultura/opinião); ou até mesmo a exposição de apenas meu ponto de vista.

 

Thabata Cauanni de S. M. Oliveira – 41417481

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s